top of page
Foto do escritorFelippe Quintiere

Atravessando o design através dos sentidos:

Atualizado: 17 de ago. de 2019

O futuro do que entendemos como design esta fadado a focar mais e mais na interação com os 5 sentidos humanos.


imagem: idealmarketing.com.br

Essa mudança vem trazendo discussões pertinentes abordando: Quanto essa mudança vem alterando o modo de interação do humano/design e também do humano/humano?


Na ultima década diversas tecnologias vem surgindo e sendo aprimoradas que visam uma maior imersão na interação dos sentidos humanos com os estímulos que o design transmite.

Veja bem, você ja deve ter tido uma sensação de prazer ou de desgosto causadas por uma imagem ou projetos, sem duvida, porem você so pode ter essa sensação de forma instantânea por causa da visão. O seu olho capta o estimulo, transmite ao cérebro para que ele monte a imagem e com isso, reaja.

Jingles sao outro exemplo de como nossos sentidos influenciam na nossa percepção do design. Dependendo de como sua audição reage a tons e melodias, determinará a sua posição sobre o projeto, seja agradável ou desconfortável. E isso se alastra por todas as áreas do design, dado suas proporções e elementos. Seja o tato de uma roupa, a imersão do VR, sons, odores, paladares.


Outra area do design que vem prestando atencao a essa interacao sensorial e a ergonomia no design, usando o extenso conhecimento e pesquisa quem possuem sobre UX e UI, vem incorporando meios de criar novas experiencias para os usuarios, mexendo com os sentidos.


Inclusive, vem sendo discutido a importancia dessa nova abordagem sensorial na inclusao de criancas autistas, como o link a seguir mostra:




Vou linkar alguns sites que entram mais a fundo nesse assunto que tem muito a ser discutido ainda.


Seguem os links:



https://www.cooperhewitt.org/2018/04/03/why-sensory-design/


https://embalagensm2b.com.br/o-que-e-design-sensorial/





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page